26 março, 2009

O Samba e a MPB

"O SAMBA"

O samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil. Assim como carnaval e futebol são associados ao Brasil, o samba também é.

O samba de roda foi criado no Recôncavo Baiano e levado para o Rio de Janeiro pelos negros migrados da Bahia, e foi uma das bases para o samba carioca. Em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Apesar do samba existir em todo o país - principalmente nos estados da Bahia, Maranhão e São Paulo - ele é tido mais como uma expressão cultural do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi lá também que o samba criou um caráter totalmente singular, e dessa criação nasceu o samba carioca urbano e carnavalesco que estamos acostumados a ouvir.

Durante a década de 1910, foram gravadas várias composições denominadas samba, mas nenhuma delas atingiu grande repercussão. Em 1917, foi gravado em disco "Pelo Telefone" que é considerado o primeiro 'samba de verdade', e que ajudou muito na popularização desse gênero musical.A partir daquele momento o samba começou a se espalhar pelo país.

Somente na década de 1920 é que os contornos modernos do samba vieram. Desde então, surgiram grandes nomes do samba, como Martinho da Vila, Cartola,Nelson Cavaquinho e muitos outros.







Quando o samba foi se modernizando, ele passou a ser tocado nos bairros pobres e morros do Rio de Janeiro. Como era visto com preconceito -por suas origens serem negras- o samba demorou um pouco, mas conseguiu conquistar as outras classes também.

Outros ritmos também se derivaram do samba, como o pagode, o samba-rock ou o samba de gafieira.

Como o samba se popularizou lá fora também, por conta da canção Aquarela do Brasil (Ary Barroso), atualmente há centenas de escolas de samba constituídas em solo Europeu. No Japão, as gravadoras investem mesmo no lançamento de antigos discos de sambistas consagrados.

Tradicionalmente, o samba é tocado por instrumentos de corda, como cavaquinho e vários tipos de violão, e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras norte-americanas, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e por influência do choro, flauta e clarineta.

A “MPB”


A música popular brasileira surgiu com a segunda geração da Bossa Nova exatamente em seu momento de declínio em 1966.

Uma canção que marca o fim da bossa nova e o início daquilo que se passaria a chamar de MPB é Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, marcada notadamente por um nacionalismo e uma reaproximação com o samba tradicional, como de Cartola.



Arrastão foi defendida, em 1965, por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira A partir dali, difundiriam-se artistas novatos, filhos da Bossa Nova, como Geraldo Vandré, Taiguara, Edu Lobo e Chico Buarque de Hollanda, que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Música Popular Brasileira, Disparada, de Geraldo, e A Banda, de Chico Buarque, podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutação da Bossa para MPB.



A MPB abarca diversas tendências da música brasileira. Ela começou com um perfil totalmente nacionalista, mas foi mudando e incorporando outros ritmos. Esta diversidade é até saudada e uma das marcas deste gênero musical. Pela própria hibridez é difícil definir exatamente o seu estilo.

A MPB nasceu de uma tentativa de arriscar algo novo, que não se encaixasse nos padrões musicais da época, lançando o samba para o futuro. E hoje o que ouvimos nas rádios de todo o país é isso: música de conteúdo, inteiramente brasileira.

Rhaíssa Porto e Camila Souza

Nenhum comentário: